Dilermando de Aguiar foi o engenheiro que construiu a Estação Ferroviária do município que, hoje, recebeu seu nome em 23 de dezembro de 1890. Após, em 1919, a vila cresceu em importância, quando se tornou ponto inicial de um novo Ramal Ferroviário, ligando Santa Maria à região da fronteira, nesta época, o então distrito atingiu 4.593 habitantes.
No dia 22 de outubro de 1995 foi realizado um Plebiscito para votar a emancipação da cidade de Santa Maria, e a população votou a favor. Em 28 de dezembro, é assinada a Lei nº 10.633, que cria o Município de Dilermando de Aguiar.
Atualmente, o prefeito da cidade é José Claiton Sauzem Ilha, que tem realizado uma série de ações para apoiar a agricultura, fortalecer a educação, esporte, saúde, modernizar e revitalizar a cidade. Mas sem esquecer do passado. Existe um projeto de construção de um Memorial Ferroviário com museu, biblioteca, auditório e a casa de artesão no antigo local da Estação, tudo isso em homenagem a história de Dilermando de Aguiar.
Agricultura
A Secretaria Municipal de Agricultura está focada em executar ações direcionadas ao desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias, bem como desenvolver políticas de apoio ao pequeno produtor, oferecendo oportunidades para o aprimoramento das técnicas de produção com a qualificação profissional do homem e da mulher do campo. O Governo Municipal, através de perfuração de novos poços, ampliou as redes de água potável promovendo ainda mais dignidade às famílias do interior do município.
Educação e Esporte
Com o objetivo de melhorar o desempenho cognitivo e socioemocional dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação colocou em prática o turno integral na rede municipal de ensino. No Esporte, houve a ampliação e a melhoria do Complexo Esportivo Adão Pranke, a criação de uma Escolinha de Futebol e a melhoria do Ginásio Municipal com pintura e instalações hidráulica e elétrica.
Saúde e Assistência Social
Promovendo um trabalho humanizado e acolhedor, a Secretaria Municipal de Saúde conta com duas unidades básica de saúde, sendo uma na sede e outra no interior, ofertando atendimentos especializados, tais como, fisioterapeuta, geriatra, ginecologista, fonoaudiólogo, odontólogos, nutricionista, práticas integrativas, grupos terapêuticos e psicólogas.
A saúde é selo prata da Rede Bem Cuidar - UBS Amiga do Idoso, certificação dada aos municípios que permitem os usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva e eficiente. Sempre cuidando das pessoas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS, desenvolvem ações junto às famílias atendidas através de um processo gradativo na construção de direitos de cidadania e inclusão social, oportunizando a inserção no mercado de trabalho promovendo a autonomia financeira e fortalecimento de vínculos, atuando diretamente na prevenção de riscos sociais.
Infraestrutura, mobilidade e modernização
Dilermando teve algumas obras significativas recentemente. Primeiramente, a construção de 40 casas através do programa social “Habitar”. Depois, a pavimentação e calçamento de diversas ruas e avenidas, passando pela colocação de iluminação de LED e cercamento digital nas Avenidas Ibicuí e Rocha Vieira. Para completar, existe um trabalho de paisagismo na entrada da cidade e nas principais avenidas que contou com projeto da primeira-dama, Rosângela Deprâ Ilha, e o prefeito para fazer pesquisas, viagens e selecionar quais flores seriam, trabalho de conscientização de cuidado junto com os colaboradores e cidadãos. “A revitalização foi uma melhora na autoestima da cidade.”, destaca o prefeito.